VERSAILLES + GIVERNY
Listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO há 30 anos, o Castelo de Versalhes foi residência dos reis franceses Luís XIV, Luís XV e Luís XVI e sua corte de 1682 até a Revolução Francesa em 1789. Por meio dos comentários em áudio, descubra livremente o esplêndido castelo: a arquitetura barroca, os objetos de arte, as decorações majestosas e o mobiliário confeccionado pelos maiores artesãos da época. Aproveite para passear pelo domínio e os jardins do castelo até o Trianon.
O castelo é composto por mais de 700 cômodos e ocupa uma área de 67.000m2. Conheça a história do castelo e a mergulhar nesta atmosfera bastante particular. Entre nas salas mais célebres: o Grande Apartamento do Rei com 7 salas, todas decoradas no tema de um deus da mitologia (a sala de Apolo, Marte, Mercúrio, Vênus…), o Grande Apartamento da Rainha disposto simetricamente ao do rei, com a sala da Coroação, ou ainda, o quarto da rainha, ocupado sobretudo por Maria Antonieta. Visite também a majestosa Galeria dos Espelhos, local de recepção imaginado pelo prestigiado arquiteto Jules Hardouin-Mansart. Com 73 m de comprimento e concebida para deslumbrar os visitantes do Rei Sol, Luís XIV, é iluminada por 17 janelas, 350 espelhos e se abre para os esplêndidos jardins.
Explore os jardins de Versalhes com total liberdade e admire as obras de arte (mais de 200 estátuas), fontes, bacias, caminhos e bosques. Na época de calor, diferentes atrações são propostas, como as “Grandes Águas” com fontes que dançam no ritmo da música.
O passeio continua com uma excepcional viagem pelos rastros do pintor impressionista Claude Monet. O famoso pintor e jardineiro, morou no pequeno vilarejo de Giverny, na Normandia, por 43 anos, de 1883 até morrer em 1926, com sua esposa e 8 filhos.
Apaixonado por jardinagem e variações de cores, criou seu jardim de flores e árvores frutíferas e o jardim de água como obras artísticas. Durante a visita, admire o caminho central até a casa repleto de capuchinhas e rosas de todos os tipos, e as mil cores que cobrem o chão: tulipas, narcisos, íris, peônias… Atravesse o Clos Normand, cercado por diversos vegetais orientais, e chegue ao suntuoso Jardim de Água, famoso por seus nenúfares, salgueiros-chorões e ponte japonesa em verde (em vez do vermelho empregado tradicionalmente no Japão). Deixe-se seduzir pela atmosfera do local, jogos de luzes e reflexos das nuvens sobre a lagoa.
Com total liberdade, visite depois a casa rosa de Monet, onde viveu e trabalhou durante longos anos (visita guiada do interior proibida devido à estreiteza do local). Conheça a “sala azul” de leitura, ao lado da despensa, o Ateliê de Claude Monet onde trabalhou até 1889, reconstituído com o mobiliário já existente, e os aposentos privativos. Visite a sala de jantar em amarelo sol representada nos mínimos detalhes, bastante moderna para a época, com louça de faiança, e a cozinha com azulejos azuis de Rouen. Confira na sala de jantar uma das coleções de estampas japonesas mais importantes do mundo.
Aproveite para conhecer o vilarejo e a bela loja-livraria, antigo Ateliê das Ninfeias com uma área de 300 m2, que oferece uma vasta escolha de produtos baseados nas obras do artista impressionista: cartões postais, cartazes, chás, livros, louça oficial de Claude Monet, ou ainda, sementes de flores e plantas.