+55 31 98460-1980
+44 7950267658
contato@tamtransferparis.com.br

PRAIAS DO DESEMBARQUE – NORMANDIA

Dia 6 de junho de 1944, conhecido como “Jour J ou D Day” (“Dia D”), os aliados iniciaram uma nova zona de combate na Europa diante das tropas do 3° Reich, durante a Segunda Guerra Mundial. Esta é a maior operação militar já organizada no mundo, dando origem à Batalha da Normandia, que provocou o fim da guerra. Mais de 150.000 soldados americanos, britânicos, canadenses e de várias outras nacionalidades desembarcaram por vias marítimas e aéreas nas praias da Normandia (Utah, Omaha, Juno…) e na Pointe du Hoc.

O Memorial de Caen, também chamado de Museu da Paz, retoma as diferentes etapas da Segunda Guerra Mundial, e principalmente, a Batalha da Normandia e o avanço das forças aliadas pelo território francês. Por meio de uma visita libre, você descobrirá os objetos da vida diária durante a ocupação, mapas e maquetes de máquinas de guerra, e projeções de filmes emocionantes sobre o “Dia D” e a Batalha da Normandia.

À tarde, você conhecerá os locais icônicos da história do desembarque. Primeira parada na Pointe du Hoc que domina a falésia com 25, 30 metros de altura, entre as praias de Utah e Omaha. Atacada pelos Rangers americanos em 6 de junho, era um dos pontos fortes das fortificações alemãs na costa normanda, dotada na época de múltiplos objetos de artilharia pesada.

Em seguida, visite o cemitério militar americano Saint-Laurent, localizado logo acima da praia de Omaha, na comunidade de Colleville-sur-mer. Com 70 hectares, o local abriga 9.387 estelas funerárias de mármore branco perfeitamente alinhadas na grama, o Memorial, uma capela e o jardim dos desaparecidos. Ele homenageia os soldados americanos mortos na Batalha da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial e faz parte dos 25 locais fúnebres permanentes dos Estados Unidos no exterior. Descendo um pequeno caminho na colina, é possível alcançar a praia de Omaha para um passeio na praia. Você terá 1h para desfrutar da paisagem.

Depois, parada em Arromanches, local histórico conhecido por seu porto artificial construído no âmbito do desembarque na Normandia. Ele permitiu descarregar 9.000 toneladas de equipamentos para o Dia D. Hoje, bunkers flutuantes de concreto armado, os chamados “Fênix”, ainda são visíveis.

A última parada com pausa para fotos é próxima da praia de areia de Juno, uma das principais praias do desembarque de canadenses em 6 de junho de 1944, e do cemitério.

×