HONFLEUR & DEAUVILLE – NORMANDIA
Dia 6 de junho de 1944, conhecido como “D Day” ou “Jour J” (“Dia D”), os aliados iniciaram uma nova zona de combate na Europa diante das tropas do 3° Reich, durante a Segunda Guerra Mundial. Esta é a maior operação militar da história, dando origem à Batalha da Normandia, que levou ao fim da guerra. Mais de 150.000 soldados americanos, britânicos, canadenses e de várias outras nacionalidades desembarcaram por vias marítimas e aéreas nas praias da Normandia.
Deauville e Trouville estão ligadas apenas por uma ponte e atravessá-la não demora mais de três minutos caminhando. Ainda que a distância seja mínima, as duas cidades oferecem aos visitantes personalidades distintas. É fato que elas se igualam em elegância, porém Deauville é mais cheia de glamour e parece ter nascido para o estrelado. Trouville, por outro lado, é mais reservada e opta pela discrição. As duas se complementam e formam um dos lugares mais imperdíveis de toda a França.
As barracas coloridas que decoram a longa faixa de areia na praia, o calçadão de madeira e as elegantes cabines decoradas com nomes de grandes astros do cinema são palcos para os desfiles de quem quer ver e ser visto em Deauville. Foi durante o Segundo Império Francês, implantado por Napoleão Bonaparte no século XIX, que a cidade ganhou investimentos e atenção, a ponto de se tornar um dos balneários preferidos da aristocracia parisiense.
O cenário da cidade de Honfleur, na Baixa-Normandia, está entre os mais encantadores da região. O pequeno Porto de Vieux Bassin, construído no estuário do Sena durante o século XVII, recebe visitantes ávidos pela paisagem deslumbrante, que em nada lembra a correria dos dias modernos. O porto, antigamente um grande polo comercial da França e também ponto de partidas para grandes expedições, hoje recebe apenas pequenos barcos e elegantes iates. O charme de Vieux Bassin se completa com as casas geminadas ao fundo, que séculos atrás eram de posse dos mais abastados moradores de Honfleur. O lugar é hipnotizante e será difícil deixar de fotografá-lo. O reflexo dos barcos e casas na água atrai olhares de artistas e turistas. Aproveite para se sentar na mureta de pedra para namorar a vista. Essa será uma das mais marcantes paisagens de toda a viagem pela Normandia. Ao redor do porto, estão dezenas de cafés e restaurantes. Aproveite para tomar uma taça de vinho e pedir algumas moules frites (mexilhões com batatas).